top of page

​  ​​​​    CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

ATENÇÃO

INSCRIÇÕES, COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS, PRORROGADAS!



 

Estão prorrogadas as inscrições com apresentação de trabalhos até o dia 20 de julho. Os interessados poderão enviar apenas o resumo expandido, com o máximo de 500 palavras, ou o texto completo de acordo com modelo à disposição na página do evento. Quem optar pelo resumo deverá entregar uma cópia digital do texto completo no momento do credenciamento.
Endereço para envio de trabalhos: femba2012.trabalhos@hotmail.com

 

APRESENTAÇÃO


O I FORUM DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA BAHIA será realizado de 1º a 3 de agosto 2012, no Campus I da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, situado à Avenida Silveira Martins, 2555, Cabula, Salvador.
 

Em 18 de agosto de 2008 foi promulgada a LEI COMPLEMENTAR, Lei Nº 11.769, instituindo a obrigatoriedade do ensino da Música na educação Básica. Esta Lei altera o artigo 26 da LDB 9394/96, adicionando o parágrafo sexto. De acordo com essa alteração, a Música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular Arte, tendo os sistemas de ensino 3 (três) anos para adaptação a tais exigências.
 

A nova Lei foi resultado da luta de Educadores Musicais e Professores de Música do Brasil, através da ABEM, associações culturais e representantes políticos. A promulgação da Lei 11.769 representa, no entanto, somente o primeiro passo numa longa caminhada de levar o Ensino da Música para os diferentes Níveis da Educação Básica e Infantil, configurando como componente curricular permanente em todas as escolas brasileiras. Várias organizações da sociedade civil têm trabalhado nessa direção, promovendo encontros em que são discutidas estratégias de ação, produção de material didático, currículos, formação de professores e promoção de políticas públicas.
 

A Bahia é um estado que apresenta uma rica diversidade cultural, étnica e musical, fundamentada principalmente na matriz africana e na cultura nordestina. Essa riqueza precisa estar presente nas escolas como conhecimento cultural e experiência estética que auxilie na formação da identidade das nossas crianças, adolescentes e jovens, contribuindo dessa forma no exercício da plena cidadania.

 

 

O I Fórum de Educação Musical na Bahia se insere no contexto de ações nacionais para dar suporte acadêmico à implementação da Lei complementar, Lei Nº 11.769, instituindo a obrigatoriedade do ensino da Música na Educação Básica. A classe de professores de música, pesquisadores, gestores e educadores musicais percebe a necessidade e urgência de discutir políticas públicas, formação e fundamentação teórica e prática para garantir a inserção da aula de música na educação básica no Estado da Bahia.

bottom of page